Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MIGUEL CALMON, BAHIA
Mirian Ferreira de Brito, Deiziane Coutinho de Miranda

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Os primeiros anos da educação podem ser considerados como um dos períodos mais importante para a aprendizagem. Neste contexto, as áreas de conhecimentos voltadas para a escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental, como a Matemática, desenvolvem papel elementar. Os índices avaliadores, no entanto, mostram que a aprendizagem nessa etapa da educação básica precisa de maiores preocupações. Estudos e pesquisas desenvolvidos demonstram, dentre outros fatores, que os professores dos anos iniciais do ensino fundamental precisam do entendimento de variados conteúdos para garantir o ensino. Nesta perspectiva, entendemos que a formação do professor pode ser elemento significativo na atuação docente. Deste modo, procuramos aprofundar essa temática por meio de uma pesquisa com intuito de traçar o perfil atual dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Miguel Calmon, Bahia, no que tange a formação e a influência desta na prática docente. Para o desenvolvimento da pesquisa de caráter qualitativo, nos apoiamos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e, em documentos oficiais do governo, bem como, entrevistas e questionários. Esperamos após o levantamento dos dados, traçar um perfil acadêmico dos professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Miguel Calmon, Bahia, bem como, planejar ações extensionistas que possibilitem a interferência/contribuição para essa etapa educacional.

 

Palavras – chave: Matemática. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação de Professores. Atuação Docente.


Texto completo: PDF