Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RETAS PARALELAS CORTADAS POR TRANSVERSAIS E O USO DE DIVERSAS FERRAMENTAS PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO
Marco Aurélio Eckert

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Neste artigo, buscou-se desenvolver uma reflexão sobre algumas maneiras de desenvolver, no educando, o pensamento geométrico, utilizando ferramentas pedagógicas à disposição dos professores de escolas públicas do Rio Grande do Sul.  Escolhemos o conteúdo de Matemática “Retas Paralelas cortadas por transversais”, e realizamos o experimento em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Médio São Salvador, no município de Salvador do Sul. A preocupação principal foi propiciar para o aluno a possibilidade de desenvolver a compreensão e o raciocínio geométrico sobre a situação em que duas ou mais retas paralelas são cortadas por retas transversais. Utilizamos recursos disponíveis na escola para abordar esse assunto, como régua, transferidor, recortes, livro didático, quadro negro, netbooks, internet e ferramentas tecnológicas como redes sociais, Classroom e Geogebra. A nossa pesquisa tem a preocupação de olhar a contribuição de cada instrumento utilizado em sala de aula para desenvolver os conceitos matemáticos nos estudantes e realizar uma reflexão sobre se é possível a utilização de ferramentas tecnológicas em escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Texto completo: PDF