Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANOAS: AS SABATINAS DO ANO DE 1956
Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente artigo é um recorte da pesquisa de Dissertação sobre a história do Ensino de Matemática do município de Canoas. Traz as características de provas que foram aplicadas no município de Canoas/RS no ano de 1956, denominadas de sabatinas. Apresenta o conceito metodológico da Hermenêutica de Profundidade descrita por John Thompson e o método hermenêutico de interpretação de documentos históricos desenvolvido por Friedrich Schleiermacher. Assim, apresenta parte da história da educação Matemática do referido município, resgatando características históricas que se fizeram presentes no contexto da educação pública municipal, como as tendências metodológicas de ensino descritas por Dario Fiorentini, os conceitos e métodos de avaliação que estavam presentes no período levantado. O resgate histórico nos remete a discussão dos processos que constituíram a educação que temos hoje no século XXI. A discussão das particularidades se faz essencial para o entendimento de tais processos.

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