Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INTERAGINDO COM OS NÚMEROS COMPLEXOS: COMPREENDENDO CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima, Thaísa Müller

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que visa desenvolver um organizador prévio, em forma de objeto de aprendizagem (OA), para a aplicação de números complexos em análises de circuitos de corrente alternada, no Ensino Superior. O OA tem o objetivo de promover uma aprendizagem ativa e significativa, por meio de interações com aplicativos disponíveis virtualmente, desenvolvidos no GeoGebra. A pesquisa se justifica pelo fato de que grande parte dos ingressantes do curso de Engenharia não apresenta o conhecimento de números complexos esperado pelos professores do Ensino Superior, que é potencial subsunçor para a análise de circuitos elétricos de corrente alternada. Além desse aspecto, não foi encontrado nenhum objeto de aprendizagem desenvolvido e aplicado com estudantes de Engenharia para preencher as lacunas de conhecimentos advindas do Ensino Médio. A teoria de David Ausubel, de aprendizagem significativa, fundamentará, posteriormente, a construção de um OA, que propõe também considerar o estudante como sujeito ativo nas atividades e na sua aprendizagem. Utiliza-se, para isso, o método de aprendizagem baseado em problemas, muito significativo quando se objetiva protagonismo por parte dos estudantes. Por fim, com a futura aplicação do OA construído e pela qualificação da proposta com professores e estudantes de Engenharia, pretende-se contribuir para uma melhora da qualidade do ensino de Matemática em nível superior.

Texto completo: PDF