Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS
Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


O Projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo Oficinas de Matemática para Surdos vem sendo desenvolvido em parceria com a Associação de pais e amigos dos surdos (Apas) e o colégio estadual Fagundes dos Reis de Passo Fundo. Tem por objetivo, oferecer apoio didático-pedagógico aos alunos surdos na área da Matemática auxiliando na promoção da aprendizagem e no desenvolvimento da autonomia de pensamento e procedimentos..

As ações do projeto ocorrem quinzenalmente, nas dependências do colégio, no turno inverso. Os participantes são selecionados pelos professores titulares da escola, em geral, nos 4º e 5º anos das turmas de surdos. As atividades desenvolvidas são planejadas com uso de materiais visuais manipuláveis com o propósito de favorecer a aprendizagem dos conceitos trabalhados. Os materiais são elaborados, confeccionados e ou adaptados durante o planejamento das oficinas. As oficinas são acompanhadas pela interprete de libras enquanto que os alunos são organizados em pequenos grupos de acordo com as dificuldades apresentadas, pois alguns deles possuem deficiência intelectual ou cognitiva.

Ao final de cada oficina, é feita a avaliação do trabalho desenvolvido, identificando os avanços ou limitações de cada aluno, como subsídio no planejamento da próxima, para que as atividades minimizem as dificuldades individuais apresentadas.

No relato dos professores titulares da turma de surdo percebe-se melhora na autonomia dos alunos uma vez que demonstraram uma evolução nas operações envolvendo os números naturais e no sistema monetário que são importantes para a vida em sociedade. Já os alunos com deficiência intelectual ou cognitiva o processo é mais lento, uma vez que demonstram dificuldades na evolução dos conceitos iniciais da matemática exigindo maiores repetições de atividades do mesmo conceito.

 


Texto completo: PDF