Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A BELEZA DA GEOMETRIA DOS FRACTAIS
Samanta Margarida milani

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente trabalho relata a experiência de uma pesquisa de mestrado realizada com alguns alunos do 3° ano do Ensino Médio do curso de agropecuária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ariquemes. O objetivo do trabalho consistia em resgatar o desejo em aprender a disciplina de matemática de uma forma diferenciada, e nada melhor para se aprender do que ensinar. Sendo assim os alunos foram desafiados a ministrarem oficinas para as outras turmas do Instituto, envolvendo conteúdos matemáticos por meio da construção geométrica de um Fractal. Pensando em temas que despertem a curiosidade e prendam a atenção dos alunos, proporcionando abertura para ensinar conceitos e cálculos, escolheu-se um tema ainda pouco conhecido, mais que está presente em praticamente tudo de mais belo e perfeito que podemos visualizar, desde elementos da natureza até as veias do corpo humano, são infinitas figuras geométricas de vários tamanhos e cores que compõe um único e exclusivo fractal, com o intuito de facilitar o entendimento de conhecimentos geométricos, conteúdos ministrados no Ensino Médio. As oficinas tiveram um retorno positivo e satisfatório, tanto para os alunos que a ministraram quanto para os demais alunos que puderam participar, pois os mesmos puderam ter a oportunidade de olhar para o mundo por outro ângulo, onde os Fractais se fazem presentes nos pequenos detalhes ao nosso redor. É notável que atividades que envolvam construções, têm uma resposta positiva, pois eles se sentem motivados a participarem do que é proposto e ao final da construção sentem-se realizados com os resultados alcançados. Por meio desta descoberta ganhou-se muito em termos de aprendizado matemático e de cooperatividade para ensinar geometria com uma prática inovadora, objetivando a colaboração e a curiosidade dos alunos que estavam participando da oficina e consequentemente a aprendizagem em matemática.

Texto completo: PDF