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Transição para o Ensino Superior a Distância: A disciplina de Pré-Cálculo em um Curso de Engenharia de Produção
Tiago de Freitas Tavares

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, voltada para a Transição do Ensino Médio para o Ensino Superior a Distância. O contexto é o de uma disciplina de Pré-Cálculo do curso de Engenharia de Produção da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), oferecido através do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). O objetivo da pesquisa, de cunho exploratório, é conhecer as dificuldades matemáticas encontradas por alunos recém-ingressos na disciplina de Pré-Cálculo. Justifica-se pela importância da oferta do curso e pela evasão e alto índice de reprovações que acontecem nessa disciplina, que busca apoiar os alunos ingressantes em sua a transição para o ensino superior. A disciplina é oferecida em 8 polos no Estado do Rio de Janeiro, e organiza-se em 32 aulas utilizando a plataforma moodle, fórum de discussão online sob reponsabilidade de tutores, prevendo avaliações a distância e avaliações presenciais realizadas em cada polo com a presença de tutores. Os participantes serão alunos matriculados na disciplina que permitirem o acesso às suas avaliações escritas, para desenvolvimento de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e de erros (CURY,2013). Adoto como referências teóricas as pesquisas sobre transição do Ensino Médio para o Ensino Superior desenvolvidas no campo da educação matemática no país, incluindo Nasser (2009) e Palis (1995; 2010) e por apresentarem resultados sobre as dificuldades dos alunos em cursos de Cálculo, mesmo que na modalidade presencial, tendo como amparo metodológico a análise de erros (CURY,2013). A expectativa é a de que o conhecimento e a análise dos erros presentes nas avalições escritas em tal disciplina introdutória do curso possa contribuir para a melhoria de ambos.


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