Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL
Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este pôster apresenta a interdisciplinaridade entre Matemática e Língua Portuguesa envolvida no trabalho com a Poesia Matemática de Millôr Fernandes. Esta poesia descreve através de termos matemáticos, e de forma romântica, a paixão de um quociente por uma incógnita. O autor retrata por meio de metáforas, ao longo da poesia, uma história de amor que precisa da interpretação do leitor, que por sua vez precisa ter conhecimentos mínimos de aritmética e geometria para compreender e relacionar os termos. Vários ingredientes se destacam na poesia, mas é preciso reforçar a importância deste poema ser único, original e extremamente criativo o que torna bastante peculiar o trabalho com ele.  Neste contexto, a junção entre Matemática e Português pode permitir ao professor e o futuro professor que ensina Matemática criar e incentivar a elaboração de poesias utilizando conteúdos matemáticos. Tomada como metodologia de ensino, esta sugere a aplicação de aulas dinâmicas em grupo onde ocorre a exploração da poesia de Millôr, e posteriormente a criação de outras poesias. O trabalho com POESIA E MATEMÁTICA mostra resultados positivos, tornando-se uma possibilidade de estabelecer conexões interdisciplinares entre as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, e outras como Artes. Além disso, este pode relacionar a vida cotidiana dos alunos/professores em um contexto social, histórico, econômico, e tantos mais. Muitas vezes a Matemática é vista como uma disciplina fria e sem espaço para a criatividade e temos neste trabalho a oportunidade de desmistificar isso, afinal, nesta era globalizada é necessário que saíamos das aulas estáticas e possamos pensar em novas práticas que visem melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta relação, ambas as disciplinas se destacam nas suas importâncias, e com isso, gera oportunidade de discutir junto aos profissionais das áreas, em especial, os que ensinam Matemática, sobre ensinar de modo diferente.

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