Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A produção de material didático digital para desenvolver uma prática pedagógica com situações problemas na formação de professores de Matemática
Daniel da Silva Silveira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho pretende abordar as estratégias de ensino no processo de produção de material didático digital no âmbito da disciplina de Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tal, em um primeiro momento, realizamos uma abordagem teórica acerca do entendimento da metodologia de resolução de problemas. A seguir, apresentamos as situações problemas elaboradas pelo grupo, por meio do momento vinculado ao projeto Fomento ao uso das tecnologias de comunicação e informação nos cursos de graduação Rede de Convivência Digital: (RE)significando os modos de ensinar e aprender. A discussão tecida suscita para a necessidade de pensarmos em estratégias pedagógicas que deem conta da especificidade da matemática, que se caracteriza pela linguagem simbólica que a constitui. Nesse sentido, é importante possibilitar aos estudantes um experienciar dos recursos tecnológicos que contemplem as especificidades da matemática, proporcionando um espaço de aprendizagem colaborativo e significativo.

Texto completo: PDF