Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA
Carla Milena Spielmann, Géssica dos Santos, João Lucas da Silva Palma, Daniel Francisco Nichele

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


A formação docente em matemática, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/Universidade de Passo Fundo(UPF)), ocorre pela realização e propostas de ações de intervenções em escolas. Na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Eulina Braga, em Passo Fundo, que participa do programa desde 2014, atuam acadêmicos do curso de Matemática da UPF, uma professora e alunos da escola. Nos encontros, desenvolvem-se leituras, análise de textos e intervenções, visando a aprendizagem da matemática, retomando conceitos e dando um melhor sentido ao que está sendo ensinado e aprendido. Nesse trabalho serão apresentados os projetos realizados com esta intenção: “A Arte Da Geometria Usando Os Tabuleiros”, realizado com os 7º anos (2014); “Trabalhando Em Sala De Aula A Geometria Com O Tangram”, com o 6º ano (2015); “Formação Do Conceito De Multiplicação E Memorização Da Tabuada Através De Jogos” trabalhado com o 7º ano (2015); “Ressignificação De Aprendizagens”, através de listas de apoio, com os alunos do 6º ano e 7º ano (2016); e um projeto nas turmas do Ensino Médio onde foram construídos e adaptados jogos envolvendo conteúdos matemáticos (2016). Após as intervenções realizadas, pode-se concluir que atuar no Programa e, consequentemente, na Escola, faz com que se promova a integração entre acadêmicos e alunos, permitindo a troca de experiências entre si. Além disso, proporciona momentos de reflexão e conhecimento da realidade escolar, preparando o acadêmico para os estágios curriculares obrigatórios, além de proporcionar aos alunos diferentes métodos de aprendizagem da matemática.

Texto completo: PDF