Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL ESPERADA PARA O ENSINO DA FATORAÇÃO NUMÉRICA E ALGÉBRICA
Míriam Guadagnini, Marlene Alves Dias, Valdir Bezerra dos Santos Júnior

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Apresentamos aqui parte de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da álgebra, especificamente o estudo da ecologia e praxeologias do ensino de fatoração numérica e algébrica, sobretudo das noções de mdc, mmc, produtos notáveis e fatoração presentes nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No referencial teórico da pesquisa, optamos pelas noções de praxeologia, ecologia e níveis de codeterminação didática, segundo Chevallard, que conduziram à metodologia da pesquisa documental, por meio da qual analisamos o documento acima citado. Os resultados das análises mostram não haver relação explícita entre a fatoração numérica e algébrica, favorecendo sua não utilização como um objeto protomatemático.

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