Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA
Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática IV (LEM IV) de uma Universidade do Estado de Santa Catariana, durante a qual foram realizadas atividades de planejamento e realização de aulas tradicionais e diferenciadas sobre assuntos predeterminados do Ensino Médio. Na aula diferenciada foi utilizada a metodologia de Investigação Matemática para realizar uma aula sobre a função cosseno com o software Geogebra, onde os alunos pudessem ver a construção gráfica e análise da mesma e a realização de um trabalho investigativo ao final da aula. Assim, verificou-se que os alunos obtiveram sucesso na aprendizagem, conseguindo investigar sobre a função cosseno com auxilio do software Geogebra e a mediação da professora sem muitas dificuldades, ao contrário da aula tradicional realizada com o auxílio apenas da lousa e giz.


Texto completo: PDF