Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Diego de Vargas Matos, Caroline Maffi, Rosana Maria Gessinger, Débora Cristine Frasnelli

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este minicurso apresenta uma sequência didática sobre Números Inteiros com foco no uso de jogos. O objetivo é subsidiar professores e licenciandos em Matemática com estratégias pedagógicas que contribuam para motivar os estudantes na aprendizagem de conteúdos matemáticos relacionados ao tema Números Inteiros. Para tanto, serão utilizados jogos que tratam de módulo e oposto de um número inteiro, comparação de números inteiros, localização de pontos/números inteiros na reta e no plano cartesiano, adição, subtração e multiplicação de números inteiros. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos Números Inteiros, por meio dos jogos e das discussões acerca das propriedades, regras e procedimentos para operar com números inteiros. Além disso, defende-se a ideia de que o conteúdo de Números Inteiros, quando explorado por meio de atividades lúdicas, torna-se mais compreensível e significativo possibilitando ao estudante uma participação autônoma na construção do conhecimento matemático.

Texto completo: PDF