Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O ESTUDO DA ÁREA TOTAL: UM EXPERIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DÉBORA BUSSOLOTTO, MÁRCIA Rodrigues Notare

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de um experimento realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Através dos ambientes de aprendizagens, trazidos por Skovsmose (2000), busca-se analisar as atividades propostas pelo experimento. As atividades baseiam-se no componente curricular geometria espacial e, por meio da planificação de sólidos geométricos, busca-se obter intuitivamente o valor correspondente à área total das superfícies dos sólidos geométricos. O manuseio de materiais cotidianos possibilitou aos alunos selecionar alguns sólidos, decompô-los e obter medidas. Inicialmente se buscou pressupor a planificação sem decompor o sólido para posteriormente comparar as inferências com a real planificação obtida. As medidas encontradas permitiram aos alunos obter a área de cada figura encontrada na decomposição e em seguida obter a área da superfície total de cada sólido planificado.

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