Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Ao analisar a história do Ensino da Matemática, observa-se que sempre foi baseada em repetição, memorização, de tal forma que o aluno era estimulado a decorar, não compreendendo o processo. Porém, com avanço de recursos e metodologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem, observa-se que os professores estão mais preocupados com a forma de ensinar contribuindo com a aprendizagem dos alunos. Desta forma, o laboratório de matemática se configura como um “ambiente de recursos pedagógicos que permitam aos professores elaborar e estruturar procedimentos metodológicos úteis, capazes de tornarem a prática docente eficaz na compreensão dos princípios básicos matemáticos, que envolvem o ensino-aprendizagem” (SILVA e SILVA, 2004, p. 02). Visando contribuir com novas possibilidades no ensino e aprendizagem de matemática, os materiais concretos permitem mostrar ao aluno uma maneira mais fácil e palpável para se aprender matemática e como esta faz parte do nosso cotidiano. Antonio e Andrade (2008, p. 03) relatam que “Estudos antigos e recentes nos mostram que a manipulação de materiais e o uso de jogos, quando bem planejada se caracteriza uma indispensável estratégia para o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização”. Diante do exposto, esse trabalho tem como objetivo discutir novas possibilidades no ensino da matemática, mostrando que por meio da utilização de materiais concretos atrelados a propostas metodológicas desenvolvidas no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, pode-se contribuir com o ensino e aprendizagem de Matemática, bem como auxiliar na formação inicial dos alunos da Licenciatura em Matemática.  Assim sendo, o IFFluminense, por meio do LEAMAT, preocupa-se com a formação dos professores buscando indicar possíveis caminhos para a construção do conhecimento matemático, rompendo mais um desafio.


Texto completo: PDF