Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A DETERMINAÇÃO DE ESPAÇOS AMOSTRAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS NA EJA
Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Apresenta-se um recorte de uma pesquisa de dissertação, em andamento, que visa investigar as contribuições que a exploração de situações-problema referentes à Combinatória traz para o raciocínio probabilístico na Educação de Jovens e Adultos e vice-versa. No presente texto, discutem-se as contribuições que o trabalho com uma das exigências cognitivas para o amplo entendimento da Probabilidade, apontadas por Bryant e Nunes (2012), formar e categorizar espaços amostrais, traz para o desempenho na resolução de problemas combinatórios. A Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986, 1996) embasa o destaque dado à necessidade do contato com diferentes situações que atribuam sentido à Combinatória. São considerados os tipos de problemas combinatórios apresentados por Pessoa e Borba (2009), que unificam classificações anteriores e, com base nos invariantes de ordem e de escolha desses problemas, os classificam em produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação. Os dados apresentados e discutidos dizem respeito a um estudo piloto realizado junto a oito estudantes da EJA, sendo esses estudantes dos Módulos II, III, IV e V (2º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Os problemas de produto cartesiano obtiveram maior número de acertos, enquanto os de combinação obtiveram menor. A exploração dos espaços amostrais referentes aos problemas combinatórios propostos consistiu em um rico momento de descoberta de novas possibilidades, bem como proporcionou a reflexão acerca dos invariantes de ordem e de escolha desses problemas. Tal resultado indica a importância de um trabalho conjunto de Combinatória e Probabilidade para o desenvolvimento de ambos os raciocínios nessa modalidade de ensino.

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