Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS MAL ESTRUTURADOS
Kely Cristina Freitas Altoé, Julia Schaetzle Wrobel

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A resolução de problemas busca desconstruir a ideia de que a matemática é algo pronto, acabado e que se aprende por memorização e aplicação de fórmulas. Ao trabalhar a problematização do dia a dia, torna-se algo interessante, desafiador e divertido, influenciando na motivação do aluno. Ao professor, permite detectar aspectos dos processos cognitivos traduzidos, por exemplo, pelas estratégias matemáticas dos alunos. Nesse sentido, as autoras analisaram a solução de 11 estudantes de graduação de Matemática em cinco problemas matemáticos verbais e mal estruturados. A análise das estratégias matemáticas nos leva a concluir que a grande maioria dos alunos usou tentativos e erro e simulação para resolver um problema Os resultados mostram que devemos entender a razão para estas preferências e apoiar ações dos professores para ampliar o repertório dos alunos.


Texto completo: PDF