Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: PODEROSAS ALIADAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM O AUXÍLIO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Tassiana Truccollo Schmitt

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo realizado entre a linguagem matemática e a Língua Portuguesa identificando os possíveis fracassos que ocorrem ao estudarem essas disciplinas. A falta de leitura de textos na língua materna faz com que o educando tenha dificuldades na realização das problemáticas apresentadas na matemática, induzindo ao insucesso da realização da atividade. Na linguagem dos números os educandos antes de saber interpretar as situações problema, necessitam decodificar os símbolos matemáticos afim de entenderem o que está escrito na linguagem matemática para posteriormente poder realizar uma interpretação textual e conseguir aplicar os conceitos matemáticos necessários. Por ser muito abstrata, a matemática também pode ser concretizada através de objetos de aprendizagem que permitem um aprendizado visual e tátil do educando, tendo como finalidade instigar e sanar as dúvidas na disciplina de matemática. O estudo da linguística das duas áreas é muito importante tendo como objetivo amenizar o insucesso no estudo da ciência exata. Para um bom desenvolvimento e rendimento em ensino de matemática, precisa-se trabalhar a leitura e interpretação da língua materna, a decodificação de símbolos e códigos matemáticos e para auxiliar no estudo, a utilização dos objetos de aprendizagem para instigar e desenvolver o raciocínio lógico entre os educandos.

Texto completo: PDF