Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA COM O FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Medina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esse artigo é recorte de uma pesquisa e tem por objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das Tecnologias digitais e mais especificamente o Facebook no ensino da Matemática, considerando que as tecnologias são neutras e o uso que fizemos dela é que poderá ou não favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o Facebook é a rede social adotada pelos brasileiros, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, com os alunos do sétimo ano, de uma escola pública de Canguçu, em que o grupo fechado nesta rede social, serviu como um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde foram postados vídeos, imagens, textos, jogos didáticos, objetos de aprendizagem, situações problema, pesquisas, investigações, desafios.  Reafirma-se que o professor tem papel relevante frente ao uso das tecnologias, seja na escolha desta, que deve estar alinhada ao objetivo proposto, bem como na condução do processo, acompanhando, discutindo, avaliando, e de extrema relevância, proporcionando interações entre os pares, condição essencial para a aprendizagem, seja no processo com ou sem tecnologias.


Texto completo: PDF