Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
“GRAFMATH”: UM JEITO DIFERENTE DE SE TRABALHAR A GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Cleiton Fornari, Felipe Junior Crozetta, Flaviane Pedrebon Titon

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O presente texto busca apresentar uma proposição de trabalho construída e implementada por dois acadêmicos do curso de Matemática – Licenciatura do Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia, durante a disciplina de Didática, componente curricular da terceira fase da licenciatura. A ideia partiu de um planejamento de aula a ser aplicado durante a atividade da Prática como Componente Curricular (PCC) e foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. O objetivo da proposta, organizada na perspectiva de uma oficina interdisciplinar, foi levar aos alunos participantes uma maneira diferente de trabalhar a Matemática, com base no uso do grafite - “arte de rua” - como recurso para ensinar e aprender geometria plana. Considerando uma metodologia integradora, foi desenvolvida a oficina que abarcou conceitos básicos, tais como, ponto, reta e plano, evidenciando as figuras geométricas e seus principais componentes e propriedades. A principal tarefa foi a utilização do grafite como ferramenta de expressão da aprendizagem, na qual cada participante pode representar criativamente as figuras geométricas. Foram utilizadas tintas próprias para o trabalho, chapas de papelão, sprays coloridos e outros materiais necessários para o desenvolvimento da atividade. Participaram 5 (cinco)  alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Irani/SC, em horário de contra turno escolar. Durante a realização da oficina, foram percebidas nos alunos atitudes de interesse em expressar os conceitos sobre as formas geométricas associadas e comprometimento com o trabalho, extrapolando o tempo inicial estimado para a proposta (3 horas). O principal resultado, porém, esteve no campo da formação profissional do futuro professor de Matemática, no sentido de experienciar a profissão docente em diferentes dimensões, seja no planejamento do trabalho, no desafio em promover uma proposta motivadora e na interação com os alunos da Educação Básica.

Palavras Chaves: Formação de Professores. Geometria Plana. Grafite e Matemática.


Texto completo: PDF