Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste artigo objetivamos analisar a prática de sala de aula de dois professores do 2º ano do Ensino Fundamental ao utilizarem uma atividade com potencial para trabalhar com a Educação Financeira e criar um cenário para investigação, de acordo com os ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2014), conforme hipótese levantada por Santos (2017). Como método, inicialmente selecionamos uma atividade das analisadas por Santos (2017), em seguida uma entrevista semiestruturada com os professores para identificar seus conhecimentos a respeito da temática e por último a observação de uma aula de Matemática de cada professor, utilizando a atividade sugerida pelos pesquisadores. Verificamos que houve o convite (termo de SKOVSMOSE, 2014) por parte dos professores para que seus estudantes criassem um cenário para investigação, no entanto cada professor deu um direcionamento diferente a esse convite. O primeiro, apesar de realizar o convite, não permitiu que seus estudantes o aceitassem e a segunda, mesmo permitindo que seus estudantes aceitassem, pouco desenvolveu sobre o conteúdo. Percebemos, assim, que é possível criar cenários para investigação, pois os professores demonstraram indícios de convite aos estudantes e estes, de um modo geral, demonstraram que podem aceitar esse convite.

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