Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES
Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste artigo apresentam-se alguns aspectos relativos ao trabalho com Cálculo Mental envolvendo a estimativa nos anos inicias do Ensino Fundamental. O interesse pelo tema originou-se na pesquisa de mestrado em desenvolvimento com professores que ensinam matemática no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental envolvidos em atividades de Cálculo Mental orientada pela Prof.ª Dr.ª XXXX XXXXXXXX XXXXX. Dentre as estratégias de Cálculo Mental, explícitas na pesquisa, o uso de estimativa por meio de cálculos aproximados se mostrou relevante no desenvolvimento das atividades, motivo o qual nos impulsionou a buscar compreender na literatura, principalmente nos documentos que orientam práticas pedagógicas como: Orientações Curriculares do Estado de São Paulo para Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Matemática  e Parâmetros Curriculares Nacionais como o Cálculo Mental envonvendo estimativa é tratado nos anos iniciais. Elegemos o relato de uma das sujeitas da pesquisa relativo às atividades desenvolvidas  pela mesma com um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Guaratinguetá. As atividades desenvolvidas envolveram o uso de estimativa e analisaremos o relato buscando compreender as expressões da professora e dos alunos ao se envolverem nesse tipo de atividade.


Texto completo: PDF