Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O PROFESSOR FORMADOR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E O SEU ENTENDIMENTO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS
Cleberson Pereira Arruda, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. O processo investigativo tem por objetivo central descrever e analisar o entendimento de cinco professores formadores do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, sobre suas identidades profissionais, seus saberes e suas práticas na formação inicial de professores. O objetivo desta comunicação é apresentar as nuances investigativas da pesquisa, a metodologia utilizada e as considerações iniciais acerca dos resultados. É uma pesquisa qualitativa e os dados obtidos por meio de entrevistas têm sido analisados e interpretados via análise de conteúdo. O referencial teórico está embasado na literatura em Educação e Educação Matemática sobre o professor formador da licenciatura, a identidade profissional, os saberes e as práticas docentes. Além da apresentação do projeto e da metodologia investigativa, esta comunicação traz algumas considerações iniciais dos resultados parciais da pesquisa.

Texto completo: PDF