Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS PRESENTES EM UM CADERNO GAÚCHO DE SEGUNDO ANO PRIMÁRIO (1959)
Luciane Luz, Diogo Franco Rios

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


No presente trabalho apresentaremos o caderno do segundo ano do primário do ano de 1959 que pertence ao aluno Alcione José Tomaz, estudante da escola Dom Hermento, localizada na cidade  Três de Maio- RS. Para tanto foi realizada uma análise de todas as atividades presentes no caderno buscando identificar aquelas relacionadas a matemática, e, em especial os problemas aritméticos. Ainda faremos algumas considerações sobre a importância do caderno, bem como o seu significado e sua utilização, como uma das fontes utilizadas pelos historiadores da educação, pois se trata de um produto rico em informações produzidas em sala de aula. Apresentaremos ainda, alguns problemas aritméticos presentes no caderno fazendo uma leitura e uma análise sobre os seus conteúdos buscando nos aproximar das prescrições com relação aos conteúdos de matemática, e, principalmente os referentes aos problemas.

Texto completo: PDF