Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Apresentamos, neste estudo, um levantamento de pesquisas que tratam do conceito de congruência semântica com base na teoria de Registros de Representação Semiótica (RRS) de Raymond Duval. Tomamos especialmente, a congruência semântica, pela relevância em relação à teoria de RRS apontada pelo próprio autor. O intuito da presente pesquisa é desenhar um panorama através de um Estado do Conhecimento para refletir sobre a Educação Matemática e seus caminhos nos RRS. Preocupamo-nos tanto fazer uma busca apurada em pesquisas que se fundamentam neste tema como também, indicar perspectivas de estudos. Para tanto, investigamos a incidência de trabalhos nesta temática em periódicos que tratam de Educação Matemática e tem grande relevância na academia. Entre os resultados encontrados, pontuamos áreas da matemática em que a temática foi utilizada como também, a necessidade de aplicações em sala de aula visto a sua potencialidade de análise em situações didáticas.

Texto completo: PDF