Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PIBID e Formação de Professores: aprimoramento da prática docente a partir de experiência
Gustavo Gonçalves, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O PIBID é um programa voltado para a iniciação à docência, permitindo aperfeiçoar a formação de professores. O projeto permite ao discente um contato com a realidade escolar, além de prepara-lo para a docência. Este Relato de Experiência, a qual teve a duração de dois semestres, tem como objetivo averiguar a contribuição do projeto na formação dos professores em matemática a partir da participação no programa. Durante a experiência ocorreram atividades de criação de jogos, projetos, sequências didáticas, além da oportunidade de realizar aplicações em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola de periferia. As vivências nesse período permitiram ver a realidade escolar, bem como refletir sobre a prática docente, buscando realizar ações, preparar atividades diferenciadas, buscando escapar da metodologia tradicional. Do mesmo modo, permitiu ao bolsista treinar sua prática docente, tendo contato com alunos que possuem déficit na disciplina de matemática, além de observar casos de indisciplina em sala de aula. Este período mostrou as contribuições que o PIBID proporciona, revelando ser um útil para a formação de docentes, preparando o discente para sua prática docente.

Texto completo: PDF