Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS COMO FACILITADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA VIVÊNCIA DO PIBID
Adriano dos Santos, Daniela Miotte, Carolina Bruski Gonçalves, Elizangela Weber

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma atividade vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), os quais são acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologias Farroupilha. Esta atividade foi realizada em uma turma de 6º e 7º ano de um Instituto de Educação da rede estadual de ensino do município de Santa Rosa/RS, com o intuito de revisar e consolidar conhecimentos referentes às quatro operações matemáticas. Sabendo que a Matemática é um componente curricular desafiador que exige atenção, participação e envolvimento por parte do aluno, para que este construa os conceitos básicos, esta proposta vem ao encontro deste desafio. Através de jogos didáticos e atividades lúdicas propostas percebeu-se o envolvimento dos alunos bem como sua satisfação ao transpor os obstáculos, além do crescimento relativo ao trabalho em equipe e discussões coletivas. A participação ativa se explica pelo desafio que o jogo desperta nos sujeitos envolvidos e a aprendizagem e consolidação dos conceitos efetivamente acontecem.


Texto completo: PDF