Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DA GEOMETRIA: POR QUE OS EDUCADORES NÃO ENSINAM E OS EDUCANDOS NÃO APRENDEM?
Tassiana Truccollo Schmitt

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Tem chamado atenção a dificuldade que alunos e professores encontram durante o ensino-aprendizado da geometria. Os educadores por não terem domínio suficiente sobre o conteúdo prefere focar no estudo algébrico e aritmético, deixando o estudo da geometria para depois. Apesar de ser muito abstrato e rico em detalhes, tem como obter a aprendizagem geométrica através da manipulação de objetos de aprendizagem e também através de discussões durante a obtenção do aprendizado, tendo uma aula mais dinâmica e expositiva para amenizar o fracasso que se tem durante a realização do estudo. A dificuldade no aprendizado começa pelo educador, pois ele próprio não entende a geometria e precisa ensinar mesmo não tendo o domínio necessário. As aulas de geometria geralmente não são expositivas e nem discursivas, são ministradas através das fórmulas matemáticas sem mostrar a demonstração de cada uma, identificando da onde surgiram e o porquê são aplicadas.

Texto completo: PDF