Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PRESENÇA DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rubens Renato da Silva de Lima, João Feliz Duarte de Moraes, Thaísa Jacintho Muller

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O presente estudo tem como objetivo principal apresentar os resultados de uma análise bibliográfica de livros de Matemática destinados ao Ensino Fundamental referente à inclusão de estatística em seus conteúdos, bem como verificar se a abordagem está de acordo   como as recomendações do Ministério da Educação (MEC) expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)[1]. O trabalho foi realizado para atender uma atividade proposta pela disciplina de Metodologia do Ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram analisados quatro livros, da última série do Ensino Fundamental, escolhidos entre os distribuídos pelo MEC, com base nos Parâmetros Nacionais dos Livros Didáticos (PNLD). Na análise realizada, além da verificação da inclusão dos conteúdos nos livros foi observado o nível de interpretação exigido na leitura dos gráficos e das tabelas, segundo o enfoque proposto pelos autores Wainer (1992) e Curcio (1989). Os livros avaliados diferem na distribuição e na forma da abordagem dos conteúdos. Verificamos que a presença da estatística aumentou nos livros didáticos no período de 1998 a 2011. Foi possível verificar também que os livros didáticos estão procurando colocar gráficos e tabelas que exijam maior interpretação com ênfase na necessidade da leitura dos dados contidos e a compreensão e no entendimento lógico das informações contidas nos mesmos. Os livros analisados estão de acordo com as diretrizes emanadas pelo Ministério da Educação.


[1] Vale destacar que quando do desenvolvimento desse trabalho estava em vigor os PCNs. Atualmente o Ministério da Educação (MEC) lançou, após um longo  processo de consultas públicas, a chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) elaborada à luz do que diz os PCNs e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). É fruto de um amplo processo de debates e negociações com educadores e com a sociedade brasileira. A BNCC teve sua primeira versão em 2015, a segunda em 2016 e por fim em 2017 a sua terceira versão. A BNCC é um documento que irá normatizar as aprendizagens essenciais de todos os alunos do Brasil ao longo das etapas e modalidades da educação Básica. Importante salientar que a BNCC tem a mesma preocupação com o conteúdo de estatística que temos nos PCNs. No entanto, a Base é mais especifica, determina com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar. Certamente essa mudança terá um reflexo em todos os livros didáticos que deverão passar por revisões para que todos os seus conteúdos, inclusive o de estatística, contemplem o que pede a BNCC. Fonte: http://migre.me/wBAOi acessado em: 12 de maio de 2017


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