Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
APRENDENDO MATRIZES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E DINÂMICO COM UM JOGO DE TABULEIRO.
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Ranna de Jesus Ambrosio

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esse trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto de pesquisa do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, de forma a contribuir com novas possibilidades no ensino da Matemática, por meio da utilização de materiais concretos.

Esse projeto visa trabalhar todos os conceitos que envolvem matrizes de forma a dar aos alunos a possibilidade de aprender maneiras, formas e exemplificações diversificadas do uso prático de Matrizes em sala de aula. Visando uma aprendizagem significativa e priorizando uma aula dinâmica, foi utilizado com os alunos material concreto pois acredita-se que desta forma a aprendizagem aconteça de uma forma mais eficiente e os alunos ficam mais motivados a desenvolver suas habilidades.

Apresentar-se-á para os alunos durante as aulas, de forma clara e objetiva, a origem, a definição, as propriedades, os tipos e formas de Matrizes, bem como as operações através da resolução de exercícios. Assim, para tentarmos desmistificar o conteúdo de Matrizes, utilizar-se-á um jogo de tabuleiro onde eles terão a possibilidade de aplicar todos os conhecimentos apreendidos durante as aulas. Espera-se com essas atividades que os alunos desenvolvam a investigação e o pensamento crítico, bem como os conceitos de Matrizes para futuras aplicações.


Texto completo: PDF