Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Iniciamos este minicurso abordando o tema Educação Financeira que apesar de sabermos e expressarmos sua importância é um assunto novo, despontando no contexto acadêmico, escolar e familiar. Este minicurso foi elaborado a partir dos estudos desenvolvidos pelas autoras sobre o tema em debate. A inserção da Educação Financeira nas escolas é uma proposta do governo federal visando contribuir com o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento de uma postura mais consciente frente às questões financeiras. Assim, no decorrer do texto, abordamos a importância da Educação Financeira, a Educação Matemática Crítica e os temas transversais. Nessa perspectiva e desdobramento apresentamos algumas das tarefas que podem servir de aporte em sala de aula, caracterizadas como situações ligadas ao cotidiano dos alunos, permitindo desta forma uma reflexão crítica por parte dos mesmos. O principal objetivo deste minicurso é fazer uma reflexão acerca da importância e da possibilidade da Educação Financeira ser abordada como um tema transversal nas aulas de matemática e apresentar atividades pedagógicas que facilitem o desenvolvimento do tema e da matemática. Por fim, esperamos que os participantes do minicurso sintam-se desafiados a planejarem atividades que envolvam a Educação Financeira nas aulas de Matemática.

 

Palavras Chaves: Educação financeira. Ensino de Matemática. Atividades.


Texto completo: PDF