Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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TANGRAM E FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM
Luciana Del Castanhel Peron

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente resumo refere-se a um trabalho desenvolvido por uma professora na cidade de Foz do Iguaçu, em uma turma de sexto ano do ensino fundamental da rede pública do estado do Paraná.  A turma escolhida para o desenvolvimento do trabalho é formado por vinte alunos, esse número devido a matricula de um aluno com autismo clássico, pois geralmente neste colégio as turmas possuem em média trinta e cinco alunos. Além do aluno citado a turma possui sete alunos que frequentam a sala de recurso devido as várias dificuldades intelectuais e cognitivas que apresentam. O índice de alunos na turma que acumulam reprovações no sexto ano é de cinquenta e seis por cento. Tal realidade influencia muito no desenvolvimento das atividades propostas, geralmente não fazem devido a defasagem de conteúdos e falta de motivação e baixa autoestima. A proposta de trabalho com o Tangram funcionou como motivador devido a ludicidade do material. Iniciamos com a história da origem do Tangram, após a leitura fizemos a interpretação teatral, depois construímos o Tangram, sem utilizarmos tesoura ou régua apenas com dobradura, fizemos a construção de figuras usando as peças do Tangram e por fim fizemos o estudo matemático das peças trabalhando com equivalência de frações e também operações de frações. A participação foi satisfatória e os alunos fizeram todas as atividades propostas, na parte da construção dos conceitos matemáticos preteridos também obtivemos um rendimento dentro do esperado. Tivemos momentos de total concentração e de construção de conhecimento o que era muito raro acontecer durante as aulas anteriores.

Palavras Chaves: Tangram. Ensino. Matemática


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