Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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AVALIAÇÃO FORMATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VENCENDO A RESISTÊNCIA POR MEIO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Alexandre Tolentino de Carvalho

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Os objetivos deste trabalho são identificar na fala de docentes de matemática da educação básica discursos equivocados à respeito da avaliação formativa, identificar na fala de professores engajados na defesa de uma avaliação formativa concepções opostas a esse tipo de avaliação e analisar tais discursos sob a ótica da teoria das Situações Didáticas. Utilizamos entrevista semiestruturada para gerar dados a respeito da fala dos participantes que foram analisados por meio de pressupostos da Análise Crítica do Discurso. Os resultados demonstraram quatro categorias de equívocos sobre a avaliação formativa e uma gama muito rica de discursos favoráveis a esse tipo de avaliação e que encontram respaldo na literatura da área, discursos esses que permitem contra argumentar e refutar tais equívocosOs objetivos deste trabalho são identificar na fala de docentes de matemática da educação básica discursos equivocados à respeito da avaliação formativa, identificar na fala de professores engajados na defesa de uma avaliação formativa concepções opostas a esse tipo de avaliação e analisar tais discursos sob a ótica da teoria das Situações Didáticas. Utilizamos entrevista semiestruturada para gerar dados a respeito da fala dos participantes que foram analisados por meio de pressupostos da Análise Crítica do Discurso. Os resultados demonstraram quatro categorias de equívocos sobre a avaliação formativa e uma gama muito rica de discursos favoráveis a esse tipo de avaliação e que encontram respaldo na literatura da área, discursos esses que permitem contra argumentar e refutar tais equívocos

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