Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PNAIC COMO PROPOSTA FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Tatiana Lima Koga

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A presente pesquisa em fase inicial pretende investigar a formação continuada de professores dentro da formação do PNAIC, especificamente no que se refere a Alfabetização Matemática. São objetivos deste trabalho: a) Investigar sobre formação continuada; b) Analisar se esta formação reverberou conhecimento que refletiu na prática do professor. Esta pesquisa de abordagem qualitativa por entender que ao buscar a compreensão de um fenômeno no seu contexto, capta os diferentes significados de uma experiência vivenciada por diferentes sujeitos. No corpo do trabalho realizar-se-á o estudo do material distribuído que serviu de aporte teórico, quais concepções e fundamentações a respeito da alfabetização matemática, as normativas estruturais e princípios do Pacto. Apresentaremos um resgate histórico sobre formação continuada, quais os estudos realizados e tendências contemporâneas. Abordaremos também a alfabetização matemática, como foi oportunizado e quais os contributos na prática do professor dentro desta formação. Serão entrevistados professores e orientadores de estudos que participaram da formação no Município de São Bernardo do Campo. O instrumento para coleta de dados dar-se-á por meio de entrevistas e posteriormente sua transcrição, textualização e análise. Outro instrumento constitui-se na leitura e análise de materiais escritos produzidos pelos professores. Os dados coletados serão analisados à luz da abordagem de análise de conteúdos.


Texto completo: PDF