Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
USO DO MÉTODO DE COMPLETAR QUADRADOS DE AL-KHWARIZMI NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU
Cristiane Teixeira Cordeiro, Julia Schaetzle Wrobel, Melissa Martins Fazio

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esse artigo relata uma atividade desenvolvida com turmas do primeiro ano do Ensino Médio, com objetivo de trazer a história da Matemática para a sala de aula. Para isso, os alunos deveriam escolher um tema matemático relacionado à um determinado país. O grupo apresentado neste relato, juntamente com a pibidiana, autora deste trabalho, decidiram explorar a história de Al-Khwarizmi, grande matemático árabe, e o seu método de completar quadrados. A metodologia utilizada envolveu desde a pesquisa em livros da biblioteca da Universidade Federal do Espírito Santo até a explanação do método aos alunos pela pibidiana. Após esse trabalho, constatou-se uma ampla aceitação e utilização do método de completar quadrados por partes dos alunos envolvidos nesta atividade, que passaram a utilizá-lo em diversas vezes no contexto escolar. Percebe-se assim a importância do incentivo à pesquisa e utilização de novos métodos, principalmente geométricos, para a resolução de um mesmo problema.

Texto completo: PDF