Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO.
Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D' Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Pesquisas sobre a formação da docência de professores que atuam no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental apontam para alguns equívocos que acontecem durante o curso, sejam eles sobre o conhecimento pedagógico abstrato esvaziado do conteúdo a ser ensinado, ou na falta de relação entre os saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Esse projeto de pesquisa, em andamento, objetiva investigar o processo de formação da docência dos alunos no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para atuarem no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o conteúdo matemático: número e operações. Desta forma busca-se identificar se tal conteúdo é trabalhado de forma a contribuir para a formação desse profissional, com um mínimo de qualificação capaz de garantir a aprendizagem das crianças que futuramente estarão sujeitas ao trabalho desse profissional. Como proposta final, as pesquisadoras pretendem apontar elementos que possam constituir um referencial de discussão para o processo de formação da docência, no que tange a números e operações para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras Chaves: Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Números e Operações.

 


Texto completo: PDF