Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


No seguinte relato segue a implementação da disciplina Prática de Ensino de Matemática IV, integrante da organização curricular do curso de Licenciatura em Matemática que tem como objetivo proporcionar experiências de articulação entre os conhecimentos construídos ao longo do Curso em situações de prática docente; oportunizando o reconhecimento e reflexão sobre o campo de atuação docente. A metodologia utilizada nesta prática busca o desenvolvimento de saberes fazeres pertinentes a docência no Ensino Médio. A produção deste relato obedece também aos preceitos do Projeto Pedagógico do Curso e objetiva aprimorar a formação acadêmica dos alunos do curso de licenciatura em matemática para que possam ter experiências em sala de aula. Este relato explicita as observações decorrentes de um plano de aula desenvolvido com o 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Republica Argentina localizada em Porto Lucena-RS BRASIL, no dia 19 de outubro de 2016. O conteúdo previsto no plano de aula tratava do volume de sólidos geométricos: cilindro e paralelepípedo. Foi utilizado do método expositivo e dialogado para o desenvolvimento da aula, pois este propicia o envolvimento do aluno na exposição do conteúdo pelo professor. Na aula também utilizamos demonstrações práticas para facilitar o entendimento dos alunos através do software Geogébra. Utilizamos do método da elaboração conjunta, que visa o raciocínio lógico, a observação, a dúvida e a reflexão. Cabe ressaltar que nosso trabalho está pautado no estudo de alguns pesquisadores como Freire (2002; 2005), Martins (2009), Gardner (1994) e Sarmento (2010).

Texto completo: PDF