Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CRUZADINHA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Alessandra Querino da Silva, Natiele de Almeida Gonzaga

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Jogos didáticos têm sido utilizados com êxito no ensino e aprendizagem da matemática. No contexto educacional, os jogos podem ser classificados da seguinte forma: jogos de construção, jogos de treinamento, jogos de aprofundamento e jogos estratégicos. Neste trabalho propomos o uso de um jogo de aprofundamento, que é uma adaptação de uma cruzadinha de palavras tradicional e é denominado “cruzadinha de equações do primeiro grau”. Foi desenvolvido no âmbito do subprojeto de matemática do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da UFGD (universidade Federal da Grande Dourados), sendo indicado para alunos a partir do oitavo ano do ensino fundamental, com o objetivo de abordar ensino de equações do primeiro grau e suas propriedades de forma lúdica e dinâmica, bem como analisar as contribuições e potencialidades dessa ferramenta de ensino. O jogo é composto por uma folha contendo equações do primeiro grau a serem resolvidas (essas estão enumeradas e sinalizadas se pertencem a resolução da cruzadinha na vertical ou horizontal) e outra folha com a cruzadinha proposta impressa que deverá ser preenchida com as respectivas respostas das equações. A atividade deverá ser desenvolvida em grupos, em que os estudantes vivenciarão diferentes graus de dificuldades. Cada grupo deve escolher um representante para resolver as equações e preencher a folha com os resultados, os demais integrantes deverão ajudar na resolução e o grupo que completar primeiramente a cruzadinha, vencerá o jogo. Espera-se que com o uso dessa atividade proposta, seja possível despertar o interesse dos estudantes para o tópico abordado e que proporcione um ambiente de ensino rico e interativo, pautado na indagação e na troca de ideias, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa.

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