Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA COM RECURSOS DE MÍDIAS
Rose Grochot Gayeski, Luciana Neves Nunes, João Feliz Duarte de Moraes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A escolha do tema Estatística se justifica pela sua importância na sociedade, atualmente uma pessoa precisa saber ler, interpretar, analisar e posicionar-se de forma crítica diante dos dados estatísticos que aparecem estampados, frequentemente, nos meios de comunicação. A estatística está presente em muitos acontecimentos do nosso cotidiano, por exemplo, nas pesquisas eleitorais ou de marketing, no meio acadêmico, nas pesquisas científicas da área da saúde. Esta comunicação tem como objetivo apresentar o planejamento de um trabalho realizado com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Ensino Médio Rainha d’Paz, do município de Serafina Corrêa. O trabalho de pesquisa visou investigar o processo de ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio e apontar alternativas que possam qualificar o seu ensino. Desenvolveu-se uma proposta de estudo utilizando a metodologia da Engenharia Didática e a Modelagem Matemática. As mídias digitais foram apresentadas como uma metodologia alternativa de ensino da Estatística e foram propostas atividades de caráter interdisciplinar. Após a execução do planejamento, analisou-se todo o material coletado durante a aplicação da Engenharia Didática. Constatou-se que o ensino de Estatística por meio da modelagem associada à interdisciplinaridade e as mídias digitais trouxe contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.  Verificou-se que a interdisciplinaridade possibilitou a contextualização do conteúdo, sendo essa a principal contribuição de tal abordagem. Trouxe a “realidade” por meio de dados de outras disciplinas para a sala de aula e se mostrou extremamente válido, pois conseguiu motivar os alunos a aprender Estatística.

Texto completo: PDF