Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
NEUROCIÊNCIA E MATEMÁTICA DE MÃOS DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA APLICADA NA DISCIPLINA TÓPICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Rose Lemos de Pinho

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


O interesse e a pesquisa em neurociências têm crescido muito frente à necessidade de entender os processos neuropsicobiológicos  respaldando as ciências da educação. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência desenvolvida junto Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, na disciplina de Tópicos do Ensino de Matemática onde foi inserido conhecimentos básicos de neurociência. A proposta da disciplina além desenvolver temas referentes ao ensino da Matemática e suas tecnologias educacionais, foi realizar leituras, discussões e atividades práticas frente a este novo campo educacional da neurociência aplicada à educação. Uma pesquisa de abordagem quantitativa foi realizada nas sete primeiras turmas do Curso de Especialização com o objetivo de avaliar a proposta. O instrumento utilizado para coleta das informações foi um questionário constituído de perguntas fechadas aplicado ao final da disciplina. Foram entrevistados 149 alunos/professores, na qual se observou um alto grau de interesse e satisfação frente ao tema. Apenas 20% dos participantes conheciam alguma informação sobre Neurociência, 92% manifestou ser necessário um aprofundamento sobre o assunto nos cursos de graduação e pós-graduação. Dentre os temas abordados na disciplina 75%  dos alunos considerou as bases da neurociência o assunto que mais despertou a atenção. O conhecimento em neurociência aplicado à educação proporciona importantes subsídios para a ação docente, constituindo elemento essencial para efetivar o dialogo na formação continuada uma vez que a compreensão de como o cérebro funciona e de como se dá a aprendizagem permitem ao professor  despertar para o século XXI, numa interlocução entre neurociência e aprendizagem.

.


Texto completo: PDF