Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A METODOLOGIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OLHAR ESPECIAL PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Cristina Trento, Janecler Aparecida Amorin Colombo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a qual tem como objetivo analisar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas quanto as contribuições e dificuldades encontradas no ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Este artigo apresenta um panorama das pesquisas realizadas no Brasil sobre a metodologia de ensino em questão e uma análise qualitativa das pesquisas em que o público alvo foi os anos finais do Ensino Fundamental, com a pretensão de conhecer quanto à essa fase do ensino, o que as pesquisas apontam em relação ao uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. O panorama foi traçado a partir do banco de dissertações do PROFMAT, do banco de publicações do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram identificados 37 trabalhos nos quais a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas está presente, dos quais apenas seis tiveram como público alvo os anos finais do Ensino Fundamental.

Texto completo: PDF