Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO NÍVEL SUPERIOR
Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Uma fração considerável de alunos do curso superior de licenciatura em física no IFRN em João Câmara tem muitas dificuldades no aprendizado de funções matemáticas. Tivemos a experiência de ministrar aulas sem software dinâmico e com o uso do software GeoGebra. As aulas sobre funções (função afim, quadrática, polinomial, exponencial, logarítmica, modular e trigonométricas) realizadas em laboratórios de informática (um computador por discente) com o GeoGebra tornaram-se mais dinâmicas. Partiu-se do concreto para o abstrato. Primeiro vinha a situação problema para a partir daí forma conceitos, definições, formular hipóteses e verificar os casos particulares com o Geogebra. Os alunos confessaram que com uso deste software o rendimento no aprendizado melhorou significativamente. Houve quem dissesse que nossas aulas melhoram muito com o uso do GeoGebra. De fato, não só as notas melhoraram, como houve um aumento de 80% na aprovação dos alunos em relação ao semestre anterior, quando as aulas eram ministradas sem o recurso do software.

Texto completo: PDF