Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO EM CONTEXTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Zenilda Botti Fernandes, Tadeu Oliver Gonçalves

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esse artigo tem por objetivo problematizar o planejamento de ensino no curso de formação de professores de Matemática a Distância da UFPA. Para isso, adotei a abordagem histórico-dialética como referencial teórico na composição dos dados, oriundos de fontes bibliográficas, documentais e orais. Mediante a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC, 2004), constatei que seus pressupostos estão embasados no modelo construtivista, cabendo ao aluno o papel de construir conhecimento por meio de interações interpessoais e grupais, de acordo com o que preconizou Vygotsky (1987). A pesquisa indicou concepções de planejamento de ensino aproximativas de um lado, como produto ideal acabado, mecânico e burocrático e não-dialético, e de outro, como práxis reflexiva, abrindo possibilidades de superação pela via da participação coletiva sobre o já planejado, buscando encontrar brechas que o aproxime da realidade dos alunos de cada polo. O referencial esboçado no PPC e o realizado no cotidiano do curso, revelam os desafios e as possibilidades engendradas pela EaD nos modos e dinâmicas que caracterizam avanços e permanências no ato de planejar presentes nas atitudes de professores formadores e de tutores presenciais. Essa investigação se situa na perspectiva colaborativa à aprendizagem da docência em Matemática uma vez que o planejamento de ensino tem implicações significativas na prática pedagógica do futuro professor.


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