Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Elion Souza da Silva, Fabiana Chagas Andrade, Jefferson Araujo Santos, Stephenson Luiz da Silva

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


Este minicurso consiste em uma proposta de atividade formativa sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino de Análise Combinatória. À luz das noções de Conhecimento Matemático para o Ensino (BALL; THAMES; PHELPS, 2008) e de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (SHULMAN, 1986), buscamos inspiração no percurso metodológico apresentado por Biza et al. (2007), que consiste na apresentação de cenários de investigação contendo resoluções fictícias de alunos para observar a postura do professor ante as mesmas. Em nossa leitura, e adaptação, desenvolvemos nossa atividade a partir de um problema motivador de Combinatória - O Problema dos Diferentes Caminhos (ANDREESCU; FENG, 2013) -, para que os participantes possam refletir sobre estratégias para resolvê-lo no quadro para uma turma de alunos, e, em seguida, projetamos algumas resoluções prévias de professores do Ensino Médio para esse problema, que foram coletadas por um dos autores através de uma Lista de Transmissão em um aplicativo de mensagens instantâneas. Essas resoluções serão discutidas, buscando a reflexão segundo os aspectos metodológicos, didáticos e pedagógicos. Por fim, lançaremos duas questões disparadoras baseadas no ensino desse conteúdo junto ao grupo para promover a discussão. Esperamos que, com esta atividade, os participantes possam (re)construir alguns aspectos de seu conhecimento matemático para o ensino de Combinatória com vistas a contribuir para sua prática profissional em sala de aula.

Palavras Chaves: Conhecimento Matemático Para o Ensino. Saberes docentes. Formação de Professores. Análise Combinatória.


Texto completo: PDF