Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Acylena Coelho Costa, Sandy da Conceição Dias

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar os erros de alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará em questões referentes à linguagem algébrica. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Booth (1995), Gil (2009) e Gonçalves (2013) que versam sobre o ensino e aprendizagem de álgebra e adotamos como metodologia de pesquisa a análise de conteúdo dos erros de Cury (2007). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um teste contendo cinco questões abertas sobre a linguagem algébrica, as quais foram organizadas em três categorias: questões algébricas; mudança de linguagem e problemas algébricos, sendo aplicado para 10 alunos da referida escola. Os resultados encontrados nos mostram que os alunos sentem dificuldades na resolução de equação utilizando o raciocínio algébrico, na manipulação algébrica, em questões que envolvam a presença de parênteses, assim como na propriedade distributiva, na transformação da linguagem natural para a linguagem algébrica e na resolução de problemas algébricos.


Texto completo: PDF