Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM
Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este trabalho visa relatar uma ação feita com jogos em sala de aula com uma turma do nono ano da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, situada na cidade de Passo Fundo- RS. A ideia do grupo Pibid-Matemática de realizar essa atividade foi através de um minicurso: “Brincando e aprendendo: reforçando conceitos matemáticos através de jogos e atividades diferenciadas nas aulas dos anos iniciais” realizado no evento: V Escola de Inverno de Educação Matemática e 3° Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA em Santa Maria pela Profª Ms. Dilce Cardoso. Ensinar matemática de forma monótona e tradicional, tem se tornado mais dificultoso para o aprendizado dos alunos. Segundo Batllori, (2006); (apud, FILHO; SILVA, 2016, p.3) “Através dos jogos, é possível proporcionar experiências, estimular a aceitação de normas e hierarquias, o trabalho em equipe e o respeito pelos outros, já que, quando o estudante joga na escola e brinca com outros de idade aproximada à sua, frequentemente de várias procedências e culturas, adquire importantes meios para sua socialização.” Por esse motivo o grupo teve a intenção de fazer uma aula diferenciada, em que os alunos se envolvessem mais com as atividades propostas. Com a orientação da professora titular da turma, o grupo constatou quais conteúdos os alunos tinham mais dificuldades através das informações recebidas readaptamos os jogos conforme as dúvidas dos mesmos. Contudo, durante as atividades constatamos que os alunos desenvolveram um grande interesse e participação, obtendo uma melhora no aprendizado.

Texto completo: PDF