Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA METODOLOGIA PARA UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BIMODAL: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM AMBIENTES CONSTRUCIONISTAS
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O ensino e aprendizagem de Cálculo é uma preocupação que se prolonga por anos, desde seu marco inicial em janeiro de 1986, na conferência de Tulane, realizada nos Estados Unidos, com o evento intitulado Learn and Lively Calculus,que deu origem a “reforma do Ensino do Cálculo”. E considerando esse histórico, focarmos a nossa pesquisa de doutorado em Educação Matemática, que aqui apresentamos, na aprendizagem de Cálculo I, com o uso de tecnologias digitais,em uma proposta de Educação Bimodal- parte presencial, parte a distância-. Partimos da questão: De que forma uma metodologia de ensino pode favorecer a construção de conhecimentos de estudantes, em uma disciplina de Cálculo, ofertada em um processo de Educação Bimodal?

Essa pesquisa está em desenvolvimento e tem por objetivo apresentar e analisar uma metodologia para a disciplina de Cálculo I, em uma proposta de Educação Bimodal, que oportunize aprendizagens em ambientes presencias e virtuais, coerente com a abordagem Construcionista. Para alcançar esse objetivo está em planejamento, e será desenvolvida e analisada uma proposta de atividades, com o uso de tecnologias digitais, com alunos de uma disciplina de Cálculo II de uma instituição de ensino superior. A referida disciplina discute os seguintes conteúdos: derivadas, integrais e equações diferenciais. O referencial teórico da pesquisa será construído a partir da abordagem Construcionista, discutida por Seymour Papert; estudos de José Armando Valente sobre o Ciclo de Ações, Espiral de Aprendizagem e Estar Junto Virtual; e estudos sobre atitudes de educador e educandos em espaços virtuais e presenciais, desenvolvidos por Suely Scherer. Espera-se que essa pesquisa contribua para o campo Educação Matemática ao apresentar e discutir uma metodologia que favoreça aos educandos aprendizagem de conceitos do Cálculo com uso de TDIC, tanto no espaço presencial, quanto no virtual. E ainda, que possibilite aprendizagem na/a partir da interação entre os sujeitos.

Texto completo: PDF