Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A PLURALIDADE ÉTNICA, SOCIAL E CULTURAL NA SALA DE AULA
Tatiana Taís Schein, Gabriela Gohlke Bley, Lara Cansi de Moraes, Lucilaine Goin Abitante

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa desenvolvida por acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática cujo objetivo principal foi identificar se os professores incorporam as diferenças culturais e sociais as metodologias empregadas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, verificar, se o conhecimento prévio dos alunos é levado em consideração no seu planejamento didáticos e de que maneira é trabalhado. Assim, o propósito desta pesquisa foi entender como o professor de matemática, das escolas públicas e privadas, considera as diferenças sociais e culturais na sala de aula na abordagem dos conteúdos de matemática do Ensino Fundamental? Dessa forma, fomos conhecer as diferentes escolas, de diferentes cidades (meio social, cultural, quantidade de alunos) no intuito de desenvolver uma pesquisa exploratória que nos auxiliasse a confirmar – ou não – nossas hipóteses. Assim, a pesquisa ocorreu em duas etapas: a primeira consistiu na pesquisa bibliográfica, buscando conhecimentos sobre o desenvolvimento cultural e social em sala de aula; a segunda foi a entrevista com alguns professores,identificando a valorização e a utilização da cultura e dos hábitos sociais de seus alunos em suas aulas. Por conseguinte, percebeu-se que as diferenças entre as escolas são consideráveis, e que o meio social em que a escola se encontra interfere diretamente nos níveis de conhecimento a serem alcançados pelos alunos que às frequentam, pois acabam por reproduzir um modelo que não pertence a realidade que o aluno vive.


Texto completo: PDF