Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA E OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO
Carla Terezinha Botelho Torrez, David Antonio da Costa

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esse texto contempla análises, que estamos realizando em nossa pesquisa de mestrado, cujo objetivo é compreender os saberes a ensinar e para ensinar aritmética, no curso de formação de professores primários em Santa Catarina, mais particularmente durante a década de 1930, nos Institutos de Educação do estado. Considera referência pesquisas desenvolvidas por Borer (2009). O que se observa, é uma formação estruturada com uma oferta significativa de saberes disciplinares, incluindo a Aritmética, pesando sobre ela a demanda de garantir a bagagem cultural do professor primário, concentrando-se na oferta de saberes a ensinar. De outro lado, uma Aritmética ofertada fruto de elaborações pedagógicas em matérias como Pedagogia, ou saberes para ensinar, em acordo com o anunciado por intelectuais da educação do período escolanovista, ainda que de forma introdutória.

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