Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PRÁTICA- PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM LONDRINA
Ricardo Silva Souza, Gabriel dos Santos e Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo tem como objetivo verificar a importância e utilização da História da Matemática na prática-pedagógica dos professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio das Redes Estadual e Particular de Londrina. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Conclui-se que a maioria dos professores entrevistados estudou, em seus cursos de formação, pesquisadores que apontavam a História da Matemática como um recurso didático. Dentre eles, destacou-se a importância dos estudos relativos à Ubiratan D’Ambrósio. No que se refere à importância da disciplina “História da Matemática” nos cursos de formação de professores, todos os participantes da pesquisa emitiram opiniões favoráveis e apresentaram uma boa argumentação, justificando seu uso. Em relação à utilização da História da Matemática em sala de aula, a pesquisa apontou que todos os professores utilizam e quase a metade deles a consideram como um recurso didático. No que tange à contribuição da História da Matemática na prática-pedagógica dos professores, os professores citaram a interdisciplinaridade, a possibilidade do aluno se engajar mais com a Matemática e a sistematização ou fundamentação de conteúdos para justificar a utilização da História da Matemática como recurso didático.

Texto completo: PDF